Internacional

BYD apresenta ônibus elétricos no Uruguai e Chile

O Governo do Uruguai apresentou seu primeiro ônibus elétrico para transporte urbano na semana passada. A cerimônia contou com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez. O veículo foi importado da China, e produzido pela empresa BYD.

“O Uruguai, como um pioneiro em muitas áreas, também tem de fazer progressos nesse sentido, porque o futuro é elétrico”, disse Vazquez.

O veículo deve entrar em testes com duração de dois anos. Dependendo do desempenho, o governo local pode adquirir novas unidades.

O presidente ressaltou a questão ambiental na adoção da tecnologia. O modelo K9 tem capacidade para transportar até 50 passageiros, e pode rodar por 125 km com uma recarga das baterias de meia hora, e até 250 km com uma carga completa, que demora cerca de seis horas.

Chile

Também na semana passada foi a vez do Chile conhecer seu primeiro ônibus elétrico de procedência Chinesa. O modelo é idêntico ao apresentado em Montevidéu. O ônibus foi apresentado em Santiago, e deve rodar em testes.

Em 2015, a BYD trouxe os primeiros táxis elétricos para Chile, sendo as primeiras unidades na América do Sul.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus