Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Levantamento do jornal “Folha de São Paulo” aponta aumento de espera dos passageiros no intervalo entre trens do metrô de São Paulo, no horário de pico. O texto diz que a companhia não conseguiu cumprir meta de diminuição de intervalo em partes das linhas. A pesquisa foi feita por meio da lei de Acesso à informação. Já o Metrô atribui a demora à falhas e problemas com chuvas. Confira:
Linha 3-Vermelha
A espera na linha que liga Itaquera a Barra Funda passou de 120 segundos em 2010 para 128 segundos em janeiro desde ano, segundo o levantamento. No ano passado este número ficou em 129 segundos.
O Metrô, em nota ao jornal, atribui o problema às fortes chuvas que ocasionaram a um solapamento na avenida Radial Leste, na altura da estação Artur Alvim, o que na pratica não tem relação com problemas de falhas da frota administrada pelo Metrô.
Linha 1-Azul
O levantamento aponta que a média era de 127 segundos em 2010 na antiga linha Norte-Sul, e que em 2014 ficou em 144 segundos em 2014, e 132 segundos no ano passado. Em janeiro a demora ficou em 129 segundos.
A companhia atribui o problema a uma falha de tração, que fez com que uma composição precisasse ser rebocada, prejudicando o funcionamento da linha no dia 8 de janeiro, o que influencia no resultado.
O texto cita ainda aumento de espera na linhas 5-Lilás, de dez segundos entre 2010 e 2015, e que na linha 2-Verde, o tempo de demora diminuiu, de 157 segundos em 2010 em média, para 153 segundos em 2015.
CBTC
O jornal menciona ainda a implantação do CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), que traria redução de 120 para 100 segundos, comprado em 2008 com previsão inicial para operação em 2010.
Somente em fevereiro deste ano, a tecnologia passou a ser usada diariamente, conforme informou o portal Via Trolebus. A empresa alega dificuldades da fornecedora Alstom em implantar a nova sinalização, onde chegou até a aplicar multa pelos atrasos.