As empresas Volvo e Siemens estão juntas em um projeto de ônibus elétrico na cidade Hamburgo, na Alemanha, cujo o veículo faz recargas de 6 minutos em estações de carregamento rápido distribuídas pelo trajeto de 7 quilômetros. No resto do percurso, o ônibus opera com tração totalmente elétrica.
A Volvo Bus Corporation esteve envolvida na fabricação do ônibus, a Hochbahn opera veículos e a Siemens desenvolveu sistema de carregamento de energia. O veículo é equipado com bateria de lítio capaz de alimentar um motor elétrico de 150 kW íons.
“Com nossa infra-estrutura inovadora para ônibus híbridos, queremos contribuir para a promoção da mobilidade elétrica e os transportes públicos em Hamburgo”, diz Andreas Laske, Gerente de Projeto da Siemens Solutions Ebus. Segundo as autoridades europeias, o transporte é responsável por 21% das emissões de gases de efeito estufa.
No Brasil
Desde 2013, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) testa o chamado Ebus, primeiro ônibus articulado do mundo movido totalmente por baterias. O veículo opera no corredor entre Diadema até o Morumbi. O modelo foi desenvolvido em parceria entre a Mitsubishi Heavy Industries, Mitsubishi Corporation e a empresa brasileira Eletra.
A autonomia operacional é de 200 km por dia com o sistema de recarga rápida. A energização é feita nas estações em cerca de 5 minutos.