Metrô SP

Desapropriações travam expansão do Metrô, diz diretor da SPTrans

Em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, o diretor da São Paulo Transportes – SPTrans, Ciro Biderman, enxerga no ônibus como alternativa para a ampliação do transporte e massa na Região Metropolitana de São Paulo.

Ciro cita que as atuais obras na ampliação do Metrô estão na média de 2 quilômetros por ano, no que diz respeito ao crescimento da rede, e que este atraso esta intimamente ligado ao processo de desapropriação dos imóveis, o que torna qualquer investimento extremamente lento.

Ele cita o exemplo do Metrô de Nova York, que também teve lentidão em sua expansão nos últimos anos pelo mesmo problema brasileiro. “Aqui [Nova York] o metrô da segunda avenida, quanto tempo esta levando? Vai levar duas décadas. No brasil o sistema de desapropriação torna qualquer investimento extremamente lento, e este é um problemasso”, afirma Ciro

O diretor da SPTrans diz que o conglomerado urbano de São Paulo deveria ter ao menos 800 km de redes de transportes estruturais somado à rede de trens urbanos da CPTM e da malha metroviária, e que o ônibus poderia ser uma solução em pelo menos duas décadas.

Ciro ainda fala sobre o espaço ocupado do carro, e que muitas cidades estão olhando para os modais ativos de transportes, como a bicicleta e o pedetres, e a ampliação dos espaços para o transporte coletivo.

O vídeo completo pode ser visto aqui

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus