Tecnologia

Usando o twitter como ferramenta de deslocamento

Uma rede social limitada em 140 caracteres, mas com um potencial muito além disso. Nesta segunda-feira, 21 de março, o twitter completou 10 anos de vida, e como nossa praia é a mobilidade, aqui vão algumas considerações e dicas para aliar o micro blog ao seu deslocamento:

Usando a hashtag

Trata-se de uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que o usuário inclui em suas mensagens. Essencialmente, ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs. Em outras palavras, a hashtag se transforma em um link com todos os posts com aquela menção.

Ou seja, toda vez que o usuário postar mensagem com #metrosp, aquele conteúdo entra no histórico desta hashtag. O passageiro pode se valer das informações de outros passageiros explorando aquela palavra-chave.

Na mobilidade de São Paulo as mais comuns são: #metrosp, #cptm, #emtu, #sptrans, #transitosp

Perfis colaborativos

Outra forma de fazer um bom uso do twitter é seguir perfis colaborativos que divulgam as informações atualizadas dos transportes.

Entre os muitos que fazem este trabalho, destacamos o Grupo Diário e o Time Mob. Cada grupo mantem um perfil ativo para cada linha do sistema metroferroviário de São Paulo.

Perfis oficiais

As principais operadoras do transportes mantem contas com atualizações diárias sobre a operação de seus sistemas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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