BRT

200 cidades do mundo contam com sistemas de BRTs

Levantamento do BRTdata.org aponta que chegou a 200 o número de cidades do mundo que contam com sistemas de Corredores de ônibus na configuração Bus Rapid Transit (BRT), ou seja, com vias exclusivas e pagamento antecipado de passagem.

De acordo com dados da organização, 409 estruturas atendem aproximadamente 33,1 milhões de pessoas diariamente, o que corresponde a 5.275 quilômetros dedicados ao ônibus.

Entre os novos projetos em operação estão o de Islamabad, no Paquistão e Pereira, na Colômbia, com 3 novos corredores: Ruta 1, Ruta 2 e Ruta 3.

BRT da Colômbia
BRT da Colômbia

“Sistemas BRT aparecem como alternativas baratas e capazes de transportar com mais eficiência um número maior de pessoas”, diz a publicação do site “The City Fix Brasil“.

Os corredores de ônibus podem ser uma boa opção para atender a demanda de média capacidade, dando agilidade e regularidade ao ônibus. A priorização dos espaços aos coletivos pode tornar atrativa a troca do transporte individual motorizado pelo ônibus, e portanto reduzir índices de poluição, por conta da redução dos veículos particulares em trafego.

BRT no Paquistão
BRT no Paquistão

Na cidade de São Paulo, por exemplo, 65% dos índices de detritos atmosféricos ficam a cargo dos automóveis, de acordo com estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). (Leia mais)

Se o corredor for dotado com tecnologias limpas, como ônibus híbrido, elétrico por baterias ou até mesmo os trólebus, os ganhos ambientais podem ser ainda mais notáveis.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus