BRT

Prefeitura de Sorocaba publica novo edital do BRT

Após a abertura de licitação em janeiro, e o TCE ter sugerido mudanças de natureza jurídica e técnicas, a prefeitura de Sorocaba abriu uma nova concorrência para um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit). Os envelopes devem ser abertos em 2 de fevereiro de 2016. O novo edital está disponível gratuitamente no site da Prefeitura de Sorocaba, e a licitação contempla a construção e operação da estrutura exclusiva para ônibus.

De acordo com a administração local, o projeto deve promover uma racionalização nas linhas. As estações do BRT devem ser dotadas de pagamento antecipados. O prazo de concessão é por 20 anos, e a Tarifa Técnica de Remuneração da Concessionária (passageiro transportado remunerável) será de no máximo de R$ 4,43.

A assinatura do contrato com o vencedor da licitação deve ocorrer em abril de 2016, e inauguração esta prevista para o final de 2017. O BRT terá 28 estações e mais 04 de integração, 96 abrigos de parada, 03 terminais, pátio de estacionamento e manutenção.

Serão 16,7 km de extensão, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo. Outros 11,2 km serão construídos com faixas bidirecionais e 12,9 km unidirecionais em seis corredores estruturais exclusivos para circulação de ônibus com desembarque à direita pela escada. Serão ao todo 17 linhas no eixo BRT, que deverá operar com uma frota de 125 ônibus.

O BRT deve ser dividido em dois eixos

A linha Norte-Sul terá eixos em corredores que percorrerão as Avenidas Itavuvu e Ipanema (desembarque em nível pela esquerda dos coletivos) e depois as faixas pela direita das Ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo até o Terminal Santo Antônio, seguindo em faixas exclusivas até a Avenida Antônio Carlos Comitre.

Já a linha Leste-Oeste terá corredor pela Avenida São Paulo e seguirá até o Terminal São Paulo e depois, em faixas exclusivas pelo Centro, e Avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, nesta em corredor com desembarque em nível pela esquerda.

A prefeitura de Sorocaba obteve financiamento de aproximadamente R$ 134 milhões do Governo Federal, por meio do programa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para dar andamento ao projeto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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