Ciclista

Projeto de lei visa conceder cartão com créditos ao ciclista em SP

Imagem de Lucas Chiconi

Um ciclista pode significar um carro a menos nas ruas, ou um lugar a mais disponível no transporte público. O vereador José Police Neto (PSD), deve apresentar uma proposta que concede ao ciclista benefício similar ao do vale-transporte, segundo informações do Blog de Bruno Ribeiro, do Estadão.

O projeto de lei prevê a criação de um cartão com até R$ 100 mensais em créditos para o ciclista que vai ao trabalho de bicicleta, ao menos três vezes por semana.

O benefício seria uma espécie de “vale-transporte” para quem opta por pedalar. Porém as empresas que tiverem interesse em oferecer o benefício ao funcionário deverão ter ao menos 30% dos empregados usando bicicleta. A cada real que o patrão carregar no cartão, a Prefeitura colocaria outro real. Em contrapartida, a empresa teria direito a desconto de até 2% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“O ciclista usará o dinheiro para manter sua bicicleta, para gastar com estacionamento, trocar os equipamentos”, diz Police Neto. “Além da redução da poluição, o uso da bicicleta também reduz o gasto com subsídio do transporte público”, afirma o vereador. “É o que foi recentemente adotado na França”, conclui.

Deverão ser feitas consultas públicas antes do projeto de lei ser apresentado. Depois o projeto precisa ser aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), para virar lei.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus