Tecnologia

Versão offline do Google Maps não inclui transporte público e bikes

Quem nunca precisou usar o Google Maps em seu celular e ficou na mão da operadora? Ou simplesmente teve o serviço de dados cortados após expirar a franquia? Pensando nisto, a Gigante de Buscas liberou a funcionalidade em modo off line.

Trata-se de download de mapas do aplicativo. A funcionalidade passa a valer a princípio apenas para celulares Android. A diferença é a permissão de realizar buscas por estabelecimentos comerciais e lugares dentro da área selecionada (assim como ver informações básicas a respeito deles, como telefone e cardápio), traçará rotas entre dois pontos e dará orientações pelo guia de voz.

O banho de água fria, direcionado aos leitores deste blog é que as funções das chegadas dos próximos ônibus, rotas de bicicleta e transporte público ainda estão de fora 🙁

“Hoje, a gente assume que o Waze ou o Google Maps vão estar lá para nos salvar”, comenta Marcus Leal, gerente de Maps para América latina. “Mas em um país como o Brasil, mesmo quem tem plano de dados perde o acesso completamente“, diz.

Os mapas ficarão inutilizados se, após 30 dias, o aparelho não se conectar à internet e atualizá-los. A Gigante de busca diz que em breve os aparelhos com iOS serão contemplados.

Veja o passo-a-passo:
1. instale o Google Maps ou atualize para a versão 9.17 do Android
2. Pesquise pelo local pretendido
3. Suba o cartão que surgir no canto inferior da tela para selecionar a opção de download
4. Selecione a área do mapa a ser baixada no celular.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus