Aviação

Governo irá estudar novo aeroporto na Grande São Paulo

O secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, disse em evento da CCR que o tema sobre um novo aeroporto na cidade de Caieiras irá voltar a ser estudado.

“A gente sabe que é um investimento importante para o Estado, é um momento em que estamos procurando novos investimentos”, afirmou o secretário.

Muniz diz ainda que ainda não há uma posição mais definida sobre o tema porém o investimento está no “radar” e “é importante que seja viabilizado”.

No Mês passado, a CCR já havia informado ao Mercado que assumiu os direitos de um contrato de opção de compra de um terreno para o aeroporto em Caieiras com o projeto intitulado de Nasp (Novo Aeroporto São Paulo).

Estudos iniciais da CCR apontam que o novo aeroporto pode ter capacidade de 50 milhões a 60 milhões de passageiros por ano, com voôs nacionais e internacionais. O valor do projeto está entre R$ 7 bi a R$ 8bi.

O novo aeroporto, a 30 km da capital, sera concorrente dos Aeroportos de Guarulhos e de Viracopos, em Campinas. A CCR, em sua apresentação, diz que o Aeroporto de Guarulhos deverá estar saturado nos próximos 5 anos e que Viracopos é muito distante da capital (100 km). Ainda segundo a concessionária, o deslocamento da capital para o Nasp leva, em média, 31 minutos a menos do que a ida até Guarulhos, no caso de 80% da população com renda acima de cinco salários mínimos.

Nasp deverá ter 17 mil vagas para veículos e 2 pistas paralelas que acomodam 62 voôs por hora.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus