TAV

Empresa Americana projeta trem de alta velocidade suspenso

Idealizado por Ben Missler, um projeto prevê a construção de um trem suspenso de alta velocidade. O “Monotrilho Veloz” correria suspenso em uma viga-trilho a 15 metros do solo.

O projeto do meio de transporte diferente de tudo que já se viu, será uma das três propostas para atender a futura linha de velocidade entre Las Vegas e Los Angeles, e a novidade não esta apenas na escolha do modal. Os idealizadores querem que o trem seja alimentado por energia solar e eólica. É previsto que as composições sejam fabricadas com os mesmos materiais empregados em aviões.

Primeiro obstáculo

O trem futurista denominado “Sky Tram Internacional” já encontra seu primeiro obstaculo a frente. O governo americano já divulgou que apenas uma, das três propostas, cumpre os requisitos estabelecidos na lei estadual, que exige um projeto que use o antigo leito ferroviário.

A escolha mais provável, de acordo com o Las Vegas Review-Journal, é o projeto XPressWest, uma empresa formada há uma década para construir a linha ferroviária de alta velocidade, nos mesmos moldes dos existentes na Europa, Japão e China, e um dia aqui no Brasil. A segunda proposta é um trem com levitação magnética, conhecido como megalev.

No entanto, a empresa detentora do projeto do “Sky Tram Internacional”, disse em um comunicado que o governo dos Estados Unidos “estão usando critérios de 1860 para aa ferrovia…É hora de mudar. Temos de avançar para o século 21”.

A empresa afirma ainda que os novos trens poderiam atingir a velocidade de até 400 km/h, e que cada milha construída custaria até 15 milhões de dólares.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus