Monotrilho

Governo deve relicitar Estação Morumbi do monotrilho da Linha 17

Imagem: Sergio Mazzi

Quem passa diariamente pela Marginal Pinheiros, nas imediações da Ponte Morumbi, já deve ter notado que a estação do Morumbi, da linha 9 da CPTM, ainda continua do mesmo jeito de sempre, sem nenhuma obra para acomodar a futura conexão com a linha 17 – ouro. Nota também que há muitas vigas do monotrilho porém, perto da estação, há um vazio, sem nada. Por que as demais estações da linha 17 – ouro seguem avançando, mas a Morumbi não sai?

O secretário estadual dos transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni., informa o porque. Em entrevista a Revista Brasil Engenharia, ele diz que a estação do monotrilho terá que ser relicitada.

O novo projeto abrigará uma estação maior e haverá uma maior integração com as duas linhas. No projeto original, seria construída uma pequena estação ao lado da atual da CPTM, mas o Metrô chegou à conclusão que o adensamento da região, com inúmeros prédios comerciais, deve aumentar a demanda de passageiros, o que exigirá uma nova parada, ao sul da atual. A licitação deve ser lançada nos próximos meses.

Clodoaldo ainda cita o pátio como “ponto crítico” da obra da linha 17. O patio está sendo construído em cima de um piscinão, localizado no fim da Avenida Roberto Marinho, e exigiu a cravação de mil estacas e uma estrutura elevada com dois andares para manutenção dos trens.

Previsto inicialmente para ser entregue para a Copa de 2014, a nova previsão da primeira fase da linha 17 está para 2017. Será que será possível mediante tantos obstáculos?

Com as informações de Site Metrô/CPTM

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus