Trólebus

Edital prevê aumento na frota de trólebus em SP

Foto: José Cordeiro/ SPTuris

Edital de licitação dos transportes da cidade de São Paulo aponta um aumento na frota de trólebus da cidade. Atualmente a cidade conta com 201 veículos deste tipo, e segundo os dados do edital, este número pode aumentar para 231.

Segundo o Diário Oficial, de onde a informação foi apontada por integrantes do Movimento Defesa do Trólebus, o tipo de veículo que deveria ser adquirido pelo novo operado seria o com dimensão de 15 metros.

Linha desativadas

Após questionamentos, a Secretaria Municipal de Transportes descartou a volta da operação dos ônibus elétricos em duas linhas cujo possuem parte da infraestrutura para operação dos trólebus:

A ligação com a Praça Silvio Romero, onde de acordo com a prefeitura, a atual linha 2101 não possui demanda de operação para veículos da dimensão de trólebus. Porém, atualmente circulam veículos com o mesmo tamanho dos elétricos.

Também esta descartada a volta dos trólebus para o bairro da Casa Verde. No final dos anos 90 a infraestrutura para o sistema trólebus foi readequada no corredor de ônibus das Avenidas Rio Branco/Marques de São Vicente/Ordem e Progresso. No década passada, o serviço de trólebus foi suspenso por conta da reformas das paradas, e nunca mais foi retomado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus