Foto: Renato Lobo
Metrô SP

Linha 4 Amarela completa 4 anos de operação comercial

A linha de metrô mais jovem da cidade completa nesta sexta-feira (16) quatro anos de operação comercial. A linha 4-Amarela, do sistema metroviário de São Paulo, chama atenção dos passageiros pela tecnologia, principalmente pelo fatos dos trens não possuírem condutores.

L4-viaquatro1
Imagem de Digna Imagem/Clóvis Ferreira

Desde de 2011, foram transportados 725 milhões de passageiros, ou seja, três vezes e meia a população brasileira, que é de 204 milhões. A cada dia útil, 700 mil usuários trafegam pela linha, que integra outras 6 linhas metroferroviárias.

Leia também: Por dentro da Linha 4-Amarela

Os 14 trens já realizaram 872 mil viagens, o que corresponde a mais de 8,5 milhões de quilômetros, o equivalente a ir 22 vezes até a Lua.

L4-viaquatro3
Imagem de Digna Imagem/Clóvis Ferreira

Trata-se da primeira Parceria Público Privado de operação do Brasil, a cargo da empresa ViaQuatro, com contrato de concessão de 30 anos.

Números

De acordo com a concessionária, 99,5% das viagens programadas foram realizadas. “Esses dados indicam que o modelo de gestão adotado pela ViaQuatro resulta em excelência operacional e satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados”, afirma Harald Zwetkoff, presidente da concessionária.

L4-viaquatro4
Imagem de Digna Imagem/Clóvis Ferreira

Em comemoração, estão sendo feitas três exposições e apresentações musicais nas estações da linha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus