Internacional

Governo polonês anuncia investimentos ambiciosos em ferrovias

Foto: Milosz_M/ shutterstock.com.

O Conselho de Ministros da Polônia aprovou o maior programa da historia em investimento ferroviário. Até o ano de 2023, serão investidos 67 bilhões de Złoty, o equivalente a 16 bilhões de euros, para a modernização da rede ferroviária. Os principais projetos incluem novas rotas de trem com velocidades de 160 km/h.

O Gerente de infra-estrutura da Polónia, PKP Polskie Linie Kolejowe, disse que propostas no valor de 11 bilhões de zł (2,6 bilhões de euros) seriam anunciados ainda este ano para a modernização das linhas principais, incluindo Varsóvia-Lublin, Breslávia-Poznan e Varsóvia-Poznan.

Outros projetos a serem tocados no período de investimento incluem melhoria da capacidade de transporte, além de melhorias na segurança em passagens de nível e reformulação das rotas de trem de carga, que servem os portos de Gdansk, Gdynia, Szczecin e Swinoujscie.

A rede ferroviária da Polônia possui aproximadamente 19.599 quilômetros de extensão, sendo a grande maioria eletrificada.

Com as informações de Global Railnews

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus