Ciclista

Ciclofaixa do Lazer será ativada nesta feriado em SP

Imagem: Rafael Narchi

O morador de São Paulo que for ficar na cidade neste feriado da Revolução Constitucionalista, poderá aproveitar as ciclofaixas. De acordo com a CET, excepcionalmente na próxima quinta-feira, as vias para os ciclistas serão ativadas normalmente, das 7h às 16h.

Ainda na quinta, devido à realização da “69ª Prova Ciclística 9 de Julho”, estará suspensa, das 7h00 às 11h00, o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste no trecho entre o Parque Villa-Lobos e o Parque do Povo. A partir das 11h00, o trecho será ativado novamente.

Confira a malha de ciclofaixas com 141 km:

Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques) – liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco) – 45 quilômetros de extensão. Os primeiros 10 km inaugurados em 2009.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte – inaugurada em março de 2012, liga a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude – 8 quilômetros de extensão (4 km em cada sentido); em outubro/2012 entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Avenida Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos. Extensão total, 8,5 km.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste – liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf-Tiquatira – 14 km de extensão (7 km em cada sentido). Aberta ao publico em março de 2012.

Ciclofaixa de Lazer Paulista-Centro-Ibirapuera – O circuito completo totaliza 42,1 km de extensão. Na Avenida Paulista, a ciclofaixa é operada em toda a avenida, em ambos os sentidos, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso original passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva. Neste final de semana estará parcialmente desativado. O percurso chega também até a região do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais – Jabaquara-Indianópolis.

Ciclofaixa de Lazer Guarapiranga– possui 11,2 km, sendo 0,6 km entre a Ciclofaixa Zona Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques)e a Ciclovia do Rio Pinheiros, e 10,6 km interligando a Ciclovia do Rio Pinheiros à Ciclovia Parque Praia São Paulo, junto à Represa Guarapiranga no extremo Sul da Cidade.

Além de interligar estas duas ciclovias, a ciclofaixa de lazer Guarapiranga possibilita que os ciclistas que utilizam a Ciclofaixa de Lazer entre Parques das Zonas Oeste/Sul acessem a região da Represa Guarapiranga, assim como a população residente dessa parte da cidade chegue pedalando à região do Parque do Ibirapuera, da Avenida Paulista e do Centro.

Para tanto, os ciclistas devem utilizar boa parte do trajeto pela Ciclovia do Rio Pinheiros (30 km nos dois sentidos), acessando pela entrada junto à Estação Vila Olímpia da CPTM (desde a passarela da EMAE) até seu final na Av. Miguel Yunes, junto à Ponte Vitorino Goulart.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus