São Paulo

Campinas recebe Ônibus Elétrico da BYD

Imagens: Prefeitura de Campinas | Blog Ponto de Ônibus

Um frota de 10 ônibus elétricos foi apresentada nesta semana na cidade Campinas, no estado de São Paulo. Os veículos foram adquiridos pela empresa Itajaí Transportes Coletivos Ltda e são de procedência chinesa, da empresa BYD – Build Your Dreams, que esta instalando uma unidade também no interior.

Os ônibus possuem piso baixo, não emitem poluente, possuem autonomia superior a 250 km, podendo chegar a 300 km, graças a tecnologia de frenagem regenerativa. A recarga da bateria é feita na garagem, por um período de quatro horas.

Durante a cerimônia de apresentação, um veículo de 12 metros e outro articulado de 18 metros foram exibidos aos presentes. Os 10 ônibus elétricos devem entrar em operação em 3 meses.

“O ônibus elétrico articulado K11, o articulado elétrico com maior autonomia do mundo, também fora exibido ao Prefeito e brevemente iniciará testes pela cidade. Depois de escolher Campinas como sede para a instalação de suas duas primeiras fábricas de ônibus elétricos e de painéis solares fotovoltaicos no Brasil, Campinas será a primeira cidade do Brasil a ter uma frota de veículos elétricos urbanos à bateria operando do Brasil. E a primeira frota de ônibus elétricos à bateria do Brasil só gera bem-estar à população. Desde a diminuição da poluição sonora, até a melhora nos índices de poluição atmosférica da cidade.” – disse a BYD em comunicado.

Outros veículos do mesmo tipo devem ainda entrar em operação na cidade, só que de fabricação da Volvo.

hibrido2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus