BRT

BRT Transolímpico avança no Rio

Faltando 1 ano para as Olimpíadas de 2016, a cidade do Rio de Janeiro vem investido pesado em obras de mobilidade urbana. Além da linha 4 do Metrô, o BRT Transolímpico deve ser inaugurado também no próximo ano. Reportagem publicada hoje pelo jornal O Globo mostra detalhes de como deve ser o novo corredor.

O novo BRT deve ligar o Recreio à Deodoro, isto é, ligará os principais locais de competições das Olimpíadas: o Parque Olímpico, localizado na Barra da Tijuca, e o Parque Deodoro, onde deve ser disputadas 11 modalidades. Junto ao BRT, está sendo construindo uma nova via expressa, nos moldes da Linha Amarela, que também contará com praças de pedágios. Todo o projeto deve ser entregue no fim de junho do próximo ano.

O BRT Transolímpico contará com 4 terminais: Recreio, Parque Olímpico da Barra, Sulacap e Deodoro, este compartilhado com o BRT Transbrasil, que também está em construção. O novo BRT, que contará com 18 estações, prevê conexões com os trens da SuperVia e com os outros 3 BRTs da cidade: Transoeste e Transcarioca, que já estão em operação, e o já citado Transbrasil que está em construção.

Como o Transcarioca, que foi inaugurado às vésperas da Copa do Mundo, o BRT Transolímpico também não estará plenamente operacional para as Olimpíadas. O plano da Secretaria municipal de Transportes é abrir as estações de forma gradual, mas esse cronograma ainda está em estudos.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus