Tecnologia

Projeto de ônibus usa energia captada do asfalto

Vem do Canada a ideia de um novo tipo de ônibus provido de motores elétricos, com recarga de baterias através de uma rede sem fio e por bobinas de indução escondidas sob o asfalto, ligadas apenas quando o veículo passa sobre elas.

O canadense Charles Bombardier projetou o Xoupir (pronuncia-se “zupir”), um veículo com painéis solares instalados no teto que fornece energia para a estação WiMax a bordo, uma unidade que ofereceria wi-fi ultrarrápido para os passageiros e qualquer outra pessoa localizada a um raio de 1,5 quilômetro.

As janelas modificariam sua transparência de acordo com o tempo, enquanto o corpo do ônibus, forrado com diodos orgânicos emissores de luz, poderia exibir uma série de anúncios para os pedestres e motoristas ao redor.

A passagem seria paga com um aplicativo de smartphone ou um leitor biométrico. Todas as tecnologias são baseadas em funcionalidades já existentes.

Com as informações de BBC

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus