Trem Húngaro reformado
Brasil

Metrô de Teresina terá novos trens e estações

A capital do Piauí quer modernizar seu sistema de transporte sobre trilhos. O secretário dos Transportes da cidade, Guilhermano Pires, se reuniu com uma equipe do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para discutir reforma do metrô de Teresina.

Em até 60 dias será lançado o edital para contratação de empresa para execução da obra, orçada em R$ 454 milhões, vindas do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de operações de crédito realizadas pelo governo do estado.

Serão reformados os trilhos e dormentes, duplicação da linha férrea, modernização do sistema elétrico, sinalização e comunicação, isolamento de toda a via para evitar o trânsito de pessoas e animais.

É previsto ainda três novas estações, uma no Mafuá, no São João e outra próxima à Rua Goiás. As demais serão reformadas e serão adquiridos novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), em substituição dos atuais.

“Com os novos trens, o trecho pode transportar até 50 mil passageiros por dia e reduzir significativamente o tempo de percurso. A modernização também prevê novos projetos para o financiamento de futuras ampliações do metrô, com a implantação de linhas para as regiões Sul, Norte, Leste e Timon” disse Antônio Sobral, diretor técnico do metrô de Teresina.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus