São Paulo

Estudos da CET apontam viabilidade para fechamento do Minhocão

Aquele que seria um dos mais polêmicos projetos de mobilidade urbana acaba de ganhar aval da empresa que faz a engenharia de trafego na maior capital Brasileira. Não, não falo das ciclovias, e sim do Elevado Costa e Silva, vulgo minhocão. Na verdade a polêmica que envolve as ciclovias hoje, amanhã será transferida ao viaduto que corta os bairros do Centro e Santa Cecília.

De acordo com Coluna do jornalista Leão Serva, da Folha de São Paulo, o estudo da CET da conta de “que a demolição do Elevado Costa e Silva é possível, mas implicará adequação do sistema viário existente”.

O órgão municipal alerta de que mudanças em vias paralelas devem ser feitas para absorver o fluxo intenso de automóveis: um dos cenários é a construção de uma avenida no lugar da via férrea por onde passam hoje as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, além dos trens cargueiros. Para tanto, a ferrovia deveria ser enterrada entre as estações Lapa e Brás. O outro cenário, mais realista, enxerga na absorção do fluxo do minhocão às vias existentes.

A desativação do minhocão esta prevista no mais recente Plano Diretor, que traça os rumos do crescimento da capital por 16 anos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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