Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do consórcio operador do BRT Transoeste, no Rio de Janeiro, apontou que 74% dos passageiros aprovam o sistema. Em uma leitura otimista se constata dados interessantes se comparado a outros sistemas de transportes, porém, os mesmos números apontam algo desanimador: levando em conta outra pesquisa de 2013, período que antecedia a inauguração do Transcarioca, eram 93% de satisfação no estudo do Insituto Insider.
Nos dados mais atuais, 25% estavam muito satisfeitos, dando notas 9 ou 10, e 49%, satisfeitos, com avaliações de 6 a 8. Outros 26% deram notas de 0 a 5 (em escala de 0 a 10) mostrando-se insatisfeitos.
A pesquisa ouviu também as opiniões de usuários que andam apenas no Transoeste, onde a aprovação foi de 65%. Segundo o instituto, a queda se dá pela lotação dos veículos. A diretora de Relações Institucionais do Consórcio BRT, Suzy Balloussier, afirma que a falta de comodidade mencionada pode estar relacionada à lotação dos veículos e das estações. “Estamos atuando em várias frentes, como, por exemplo, um novo esquema de organização das filas para dar agilidade ao embarque e desembarque”, diz Suzy.
Com as informações de Brasil Econômico