São Paulo

Av. Paulista pode ser aberta somente para pedestres e ciclistas aos domingos

A prefeitura de São Paulo estuda abrir aos domingos a Avenida Paulista somente para pedestres e ciclistas. O primeiro teste para ação será no dia 28, quando será inaugurada a ciclovia no local. “Como tem movimentos que reivindicam uma melhor utilização do Minhocão e da Paulista, isso está procedendo um estudo. O que acontece é que, no momento em que tem a oportunidade de, por ocasião de um evento, como é o caso da Virada Cultural neste final de semana, e a provável inauguração da ciclovia na semana seguinte, você utiliza para a CET acompanhar esse tipo de proposta”, afirmou o prefeito Fernando Haddad nesta terça-feira (16).

A região concentra um grande número de pedestres, não apenas de passagem, mas pessoas que frequentam o local pela sua infraestrutura artística e cultural. Cabe lembrar a população é servida pelo transporte sobre trilhos, que passa por de baixo da Paulista: a Linha 2-Verde do Metrô, com integração de 2 linhas em suas duas pontas. No Paraíso com a linha 1-Azul, e na Consolação com a Linha 4-Amarela.

Haddad lembra que este tipo de medida vem sendo usada em todo mundo. “É uma tendência internacional de grandes cidades reservarem espaços públicos para que pedestres e ciclistas se encontrem, para que haja uma maior aproximação entre as pessoas. Não só em parques, mas também em vias. Na Times Square [em Nova York] aconteceu isso, há muitos espaços assim. Há estudos sendo feitos nessa direção, mas não temos ainda uma decisão”, disse Haddad.

Por enquanto a prefeitura ainda não tem data certa para e medida e nem se de fato vai realmente fechar a avenida mais famosa da cidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus