São Paulo

Faixas de ônibus e ciclovias reduziram trânsito, diz CET

O trânsito em São Paulo melhorou nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Companhia de Engenharia de Trafego, a CET. Segundo o estudo, no pico da manhã às 9h00 a lentidão teve uma piora de 2%. Mas em compensação no horário de maior movimento da noite, melhorou em 16%.

O órgão da prefeitura atribuí o feito à ampliação das faixas exclusivas de ônibus e o aumento da malha cicloviária. As vias para os coletivos fizeram com que o transporte público aumentasse sua velocidade comercial em 45%. Ao mesmo tempo, mais ciclistas estão usando as vias para as bikes, a exemplo da avenida Eliseu de Almeida que teve um acréscimo no fluxo de ciclistas em 40% (leia mais).

Os dados foram revelados no telejornal SPTV, da Tv Globo, em forma de contestação. A reportagem rebateu o levantamento feito por engenheiros e técnicos de trânsito, com declarações negativas de motoristas, além da “percepção” do comentarista Sergio Ejzenberg, que afirma que a melhora no trânsito se deu pela retração econômica. Porém Ejzenberg não rebateu os estudos com dados ou pesquisas que comprovassem sua afirmação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus