Tecnologia

Consórcio BRT do Rio analisa ônibus sem motorista

Consórcio BRT analisa a possibilidade de usar ônibus sem condutores no Rio de Janeiro. A Volvo desenvolve a tecnologia na Suécia para permitir que veículos andem conectados por wi-fi, com apenas um motorista conduzindo pelo menos dois ônibus fisicamente separados.

O projeto foi analisado por especialistas, no entanto os técnicos analisam com ressalvas levando em conta a realidade nas cidades brasileiras. “Existem dispositivos que possibilitam essa solução, mas o pedestre da Suécia obedece às leis de trânsito. Não é o caso do carioca”, afirmou o engenheiro de Transportes Alexandre Rojas, da UERJ, ao jornal “O Dia”

Segundo o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Pimenta, a tecnologia só será lançado após aprovação em todos os testes em 2018. A nossa “ótima” conexão de dados não traria instabilidade na segurança, uma vez que a comunicação de comando entre os ônibus não depende de rede externa.

Em nota ao jornal, o Consórcio BRT informou que “acompanha com interesse o desenvolvimento de todo tipo de tecnologia para aperfeiçoar a operação dos corredores”.

Com as informações de “O Dia

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios