Consórcio BRT analisa a possibilidade de usar ônibus sem condutores no Rio de Janeiro. A Volvo desenvolve a tecnologia na Suécia para permitir que veículos andem conectados por wi-fi, com apenas um motorista conduzindo pelo menos dois ônibus fisicamente separados.
O projeto foi analisado por especialistas, no entanto os técnicos analisam com ressalvas levando em conta a realidade nas cidades brasileiras. “Existem dispositivos que possibilitam essa solução, mas o pedestre da Suécia obedece às leis de trânsito. Não é o caso do carioca”, afirmou o engenheiro de Transportes Alexandre Rojas, da UERJ, ao jornal “O Dia”
Segundo o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Pimenta, a tecnologia só será lançado após aprovação em todos os testes em 2018. A nossa “ótima” conexão de dados não traria instabilidade na segurança, uma vez que a comunicação de comando entre os ônibus não depende de rede externa.
Em nota ao jornal, o Consórcio BRT informou que “acompanha com interesse o desenvolvimento de todo tipo de tecnologia para aperfeiçoar a operação dos corredores”.
Com as informações de “O Dia“