A discussão sobre a mobilidade e o reflexo na poluição do ar não é exclusividade do Brasil. Na verdade, a tempos se discute internacionalmente sobre o tema que interfere diretamente na vida das pessoas, como o caso de Paris.
Por la, a prefeitura tomou medidas drásticas para tentar reverter o quadro: Nesta segunda-feira (23) apenas carros com placas ímpares podem circular. Estão isentos os veículos “limpos” (elétricos, híbridos) ou aqueles que transportam pelo menos três pessoas. Também estão autorizados a circular os veículos de serviço público (polícia, bombeiros) e alguns veículos profissionais (atividades do comércio, imprensa).
Segundo a ministra Francês da ecologia, Ségolène Royal, o aumento do uso do transporte individual motorizado é um dos principais fatores para aumento da poluição.
A decisão de prolongar ou não o rodízio será anunciada durante a segunda-feira, após medições da ação. Caso a medida seja prorrogada, apenas os veículos com placa de final par serão autorizados a circular na terça-feira.
Na mesma medida em que é restringida a circulação dos carros, é livre o uso do transporte, assim como as vagas de estacionamento residenciais. Também será grátis o uso das bicicletas de alugueis.