BRT

Expresso DF ganha mais 2 linhas e cobrança de passagem

A capital Federal possuí um sistema de Bus Rapid Transit (BRT) que teve sua inauguração em Junho de 2014. A obra fez parte do pacote de projetos de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Leia mais

brt-do-df-em-teste-desde-abril1 O Distrito Federal terá duas novas linhas de BRT no próximo dia 28 de março. Na mesma data começa a cobrança pela passagem, com tarifa de R$ 3.

A capital Federal possuí um sistema de Bus Rapid Transit (BRT) que teve sua inauguração em Junho de 2014. A obra fez parte do pacote de projetos de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014.

São 43 km, sendo 35 km em faixas exclusivas. Por lá o sistema é conhecido como Expresso DF, ou BRT Sul ou Eixo Sul, e liga de maneira expressa as cidades de Santa Maria e Gama a Brasília. Transporta 220 mil passageiros por dia e reduz o tempo de deslocamento entre as duas cidades e a Brasília de 90 minutos para 40 minutos.

Com a ampliação do itinerário, cerca de 40% dos passageiros não precisarão mais sair de Santa Maria e do Gama para embarcar no BRT, já que as novas linhas partirão de rodoviárias nessas regiões administrativas, e não dos terminais do BRT, que ficam fora delas.

Portanto as linhas do corredor de ônibus serão estendidas até o Terminal Sul, em Santa Maria, e até a Rodoviária Central do Gama. A expectativa é que o tempo de viagem também diminua com o fim das baldeações. Agora serão seis linhas alimentadoras no Gama e seis em Santa Maria. O sistema conta atualmente com 100 ônibus.

O sistema de BRT Do Distrito Federal deve ser ampliado, sendo que a licitação do BRT Norte deverá sair ainda este ano.

Foto_Mary_Leal_ 11

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus