Foto da Estação Voltaire da linha 9 do metrô de Paris, França.
Estação Voltaire da linha 9 do metrô de Paris, França. Autor: Clicsouris.
Internacional

Prefeita de Paris quer Metrô 24 horas

Metro_de_Paris_-_Ligne_9_-_Voltaire_02

Apesar da extensa rede metroviária, Paris não possuí o serviço de Metrô funcionando 24 horas por dia. Por lá, o sistema funciona até às 2h nas sextas-feiras e sábados e até 0h50 nos outros dias.

Agora a prefeitura quer que o serviço seja estendido para toda a madrugada em todos os dias. Mas a tarefa não será simples de implementa-la, uma vez que as linhas não possuem trilhos auxiliares, como ocorre em Nova Iorque.

De acordo com a RATP, empresa que opera o sistema, os maiores empecilhos são o custo elevado e as dificuldades operacionais. Para a mudança definitiva, é estimado um custo de € 40 milhões por ano. Além disso, as obras de manutenção e modernização do sistema são realizadas quando o metrô está fechado, entre 1h e 5h30. Cerca de 3 mil funcionários trabalham nessas funções noturnas.

A mudança ocasionaria ainda em transtornos no tráfego durante o dia, quando o movimento é maior.

A promessa do Metrô 24 horas é da prefeita Anne Hidalgo: “Eu quero ampliar os horários do metrô, que, a longo prazo, poderia funcionar a noite inteira, inclusive nos dias de semana”, declarou a prefeita.

Por hora Paris conta com uma rede de ônibus noturnos, que funcionam diariamente e transportam 350 mil passageiros nos fins de semana.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus