São Paulo

O calor do transporte público em São Paulo

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Com dias quentes, o passageiro do transporte público em São Paulo sofre nos trens e nos ônibus, sendo que grande parte deles não é dotado de sistemas de ar condicionado. Uma reportagem do SPTV mostrou que um trem da linha 1-Azul do Metrô chegou a marcar 32º em seu interior. E a situação não deve melhorar a curto prazo:

Ônibus

O atual contrato com as empresas de ônibus em São Paulo não obriga que os empresários instalem os equipamentos para refrigerar o ar. Atualmente dos quase 15 mil coletivos, 60 possuem ar condicionado e outros 100 devem entrar em operação até o fim do ano. Uma esperança é a obrigatoriedade que pode contar no novo edital de licitação dos transportes, prevista para o primeiro semestre deste ano.

Metrô

No Metrô, dependendo da linha o passageiro é agraciado com o equipamento. A linha 1-Azul, que foi alvo da reportagem acima mencionada é a que menos dispõe de trens com ar refrigerado. Dos cerca de 50 trens da linha, apenas 14 trens possuem a tecnologia. Na linha 2, dos 24 trens, 13 possuem o ar condicionado. Já na Linha 3, dos cerca de 47 trens, apenas 4 não possuem ar condicionado. Todas as composições das linhas 4 e 5 possuem ar refrigerado. A empresa esta em processo de reforma de 98 trens, porém sem data definida para término.

CPTM

Na CPTM depende também da linha. A maior prejudicada é a Linha 7-Rubi, que conta com menos de 10 trens com ar condicionado. Já as linhas 8-Diamente, 9-Esmeralda e 10-Turquesa possuem todas as composições com a tecnologia. Na Linha 11-Coral apenas o trecho do Expresso Leste é dotado com os equipamentos. Na 12-Safira, a maior parte dos trens possuem ar condicionado. A empresa comprou 65 trens, que devem reduzir o calor.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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