Trólebus

BNDES cria condições mais atrativas para financiamento de trólebus

4-1547-Por-Ricardo-Milani

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social determinou novas regras que tornam o financiamento de ônibus elétricos e elétricos híbridos mais vantajosas em comparação aos veículos movidos a óleo diesel.

A medida tem como objetivo estimular o uso de combustíveis limpos. De acordo com a circular 01/2015 do BNDES, as taxas de juros para esta tecnologias são menores e o prazo para o pagamento foi ampliado.

Enquanto o financiamento de ônibus a diesel comuns as taxas variam entre 9,5% e 10% ao ano, pelo Finame PSI, os juros para aquisição de um ônibus elétricos varia entre 6,5% e 7%. O prazo para pagamento é de 72 meses para os ônibus comuns e de agora de 120 meses para os elétricos ou elétricos híbridos.

Já a carência para o início dos pagamentos também é maior para os ônibus elétricos e elétricos-híbridos que é de 48 meses. Para os ônibus comuns, este prazo é de seis meses.

De acordo com a gerente comercial da empresa Eletra que produz tração elétrica para ônibus, Iêda Maria Alves Oliveira, a medida vem em boa hora: “Sem sombra de dúvida, é um grande incentivo à introdução da tecnologia de ônibus elétrico. Os investimentos em ônibus elétricos vão contribuir para enfrentar os problemas vividos principalmente por grandes cidades como São Paulo. A capital paulista tem quatro mil mortes por ano por causa da poluição atmosférica. Investimento em ônibus elétrico também é investimento em saúde”, disse Iêda.

Com as informações de Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus