“Quem anda de bicicleta não presta, hoje nós sabemos disso. São pessoas não qualificadas. Então vamos ficar sujeitos a esses riscos”. Esta frase foi dita por um idoso que não concordou com a medida da prefeitura em instalar uma ciclovia no bairro dos jardins, que faz parte da futura rede da Avenida Paulista, e do plano de 400 km de ciclovias até final de 2015.
Estas e outras declarações causaram revolta nas redes sociais, sobretudo daqueles que pedalam. Então os pedalantes estão organizando pela Internet uma manifestação, marcada para esse sábado, 13 de dezembro chamada “Bicicletada e Churrasco dos Imprestáveis”. O ato deve reunir um grupo de ciclistas às 14h na Praça do Ciclista, saindo às 15h em direção à Rua Honduras.
Segundo o site “Vá de Bike“, ciclistas postaram na página do evento no Facebook pedidos para que os participantes levem “churrasqueiras, piscinas e música” e ressalta: “o importante é que a festa seja imprestável”. O site conta que devem fazer parte da trilha sonora as músicas “Você não vale nada mas eu gosto de você“, do Calcinha Preta, e “Eu não presto mas eu te amo“, de Reginaldo Rossi.
Gente diferenciada
Não é a primeira vez que a população faz protestos contra este preconceito social por parte de alguns moradores paulistanos. Em 2011 após uma moradora ter dito que uma nova de estação de metrô no bairro de Higienópolis traria gente diferenciada, cerca de 600 pessoas protestaram em frente ao shopping do bairro com um “churrascão” e refrigerante Doly para a geral.