O Via Trolebus cometeu um equívoco quando listou as 10 cidades do planeta com maiores extensões de ciclovias no mundo (leia aqui), e esquecemos de Brasília. Nosso leitor Lucas Chiconi nos alertou então resolvemos tratar do assunto aqui em nossa página.
De acordo com o site WBrasilia, a capital federal assumiu a liderança nacional de malha cicloviária e caminha para ser uma das líderes mundiais, com 600km de faixas exclusivas para as bikes.
A cidade possuí 420 km, e sua rede de metrô, a MetrôDF, reserva o último carro de cada composição para o transporte das magrelas. Existe planos de estender esse modelo para o Expresso DF, um sistema de BRT que liga Santa Maria/Gama ao Plano Piloto – com a criação de espaços nos ônibus para o transporte das bicicletas.
Existem ainda projetos que incentivam o uso da bicicleta como a “Rotas Integradas”, que contempla novas ciclovias e inclui as ciclofaixas do lazer, dos mesmos moldes da capital paulista. Outra ação é a “Caminho da Escola”, feito em parceria com o Governo Federal, que prevê a distribuição de bicicletas entre os estudantes de escolas públicas, em especial das regiões mais carentes, para facilitar o acesso dos jovens aos estabelecimentos de ensino e ao lazer.