SPTrans

Empresas de ônibus de São Paulo querem reajuste na tarifa

Sem reajuste na tarifa de ônibus municipal e a cada ano a Prefeitura aumentando o valor que repassa de subsídios, as empresas de ônibus que atuam na capital paulista desejam que a tarifa tenha um reajuste o mais breve possível. Isto é o que diz um artigo publicado hoje pela Folha de São Paulo.

Segundo a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano), estas empresas devem encerrar o ano com um déficit de 14% das tarifas com relação aos custos operacionais.
Há uma auditoria em curso, contratada pela Prefeitura, que está analisando os balanços destas empresas. A análise, que deve ser concluída ainda neste ano, servirá de base para a nova licitação do transporte, em 2015, e para atualizar o modelo de cálculo da passagem e da tarifa paga às viações.

O SPUrbanuss (sindicato das concessionárias) informou que aguarda os resultados da auditoria e de um possível novo arranjo logístico e financeiro nos contratos.

Para o sindicato das concessionárias, informou que aguarda o resultado das auditorias para ver o que será possível fazer. A ampliação de corredores exclusivos de ônibus ajudou a diminuir o impacto dos custos, uma vez que houve incremento de passageiros e menos gastos com combustível, mas que só isso não é suficiente.

O órgão avalia que uma nova forma de distribuição da frota, com viagens mais curtas e rotas mais planejadas, também ajudaria a evitar ampliação no subsídio.

Em relação ao reajuste da tarifa, o sindicato afirmou que é uma decisão que cabe à prefeitura, assim como arcar com possíveis deficit no sistema, e que as empresas, sendo remuneradas, irão prestar os serviços normalmente.

2534764018

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus