Rio de Janeiro
Brasil São Paulo

“SP tem um trânsito muito ruim”. Depende

Como qualquer pessoa sensata, não acredito que São Paulo tenha um trânsito bom. Nem aceitável, na verdade. A malha metroviária precisa crescer, as faixas e a qualidade dos ônibus também, as ciclovias e o respeito dos motoristas idem, se quisermos uma cidade com mais mobilidade e prioridade ao transporte público.

Posto isso, aproveito uma pesquisa recente para relativizar o jargão do título. Todo mundo diz que “SP tem um trânsito muito ruim”, mas pouca gente compara a situação da capital paulista com outras pelo Brasil. Um levantamento divulgado nesta semana pela empresa de tráfego Tom Tom aponta que outras grandes cidades têm uma situação proporcionalmente pior.

O estudo leva em conta o tamanho das malhas viárias nas cidades pesquisadas, e a porcentagem dessas malhas que ficam travadas nos dois horários de pico, de manhã e no final da tarde. Para a surpresa de muita gente, os dados revelam que São Paulo é apenas a quinta capital mais congestionada do país.

Na capital paulista, nos horários de rush, 46% das vias têm trânsito lento ou parado. Muito ruim, mas menos pior que Recife, líder do ranking, onde o índice chega a 60% das ruas e avenidas. Entre Recife e São Paulo aparecem Salvador a segunda pior, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Reforço: a pesquisa não revela uma situação confortável, longe disso. Mas faz refletir sobre aquele sonho bucólico de muitos paulistanso: queremos viver sem congestionamento, com bom emprego e qualidade de vida. Fugir de SP para o Rio, Recife e algumas outras cidades não é a solução. 

Confira o ranking das capitais mais congestionadas em horários de pico, em porcentagem das malhas viárias (Fonte: Tom Tom): 

Recife 60%
Salvador 59%
Rio de Janeiro 55%
Fortaleza 48%
São Paulo 46%
Belo Horizonte 42%
Porto Alegre 38%
Curitiba 34%
Brasília 27%
Transito em Recife
Transito em Recife
ELEIÇÕES 2008 / ORLA ENGARRAFAMENTO / LEI SECA / AMBULANTES /
Salvador
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Sobre o autor do post

Pedro Craveiro

Pedro Craveiro é jornalista, paulistano, aficionado pela cidade, por mobilidade e pelo transporte público.

Via Trolebus