SPTrans

Obras no BRT da Radial Leste começam em Outubro

A principal ligação entre o centro e zona leste de São Paulo terá um corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit). Segundo o secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, as obras devem começar me outubro, sendo que ficarão prontas em 2016.

A estrutura poderá atrais passageiros da Linha 3-Vermelha do Metrô. Na pratica, a linha de ônibus 4310/10 (Itaquera/Terminal Parque Dom Pedro II) demora praticamente o mesmo tempo que o metrô para fazer a ligação e já atraiu 10% dos passageiros do ramal metroviário, este que transporta 1,5 milhão de passageiros por dia, segundo a prefeitura.

O novo corredor terá estações que vão permitir o pagamento da tarifa fora do veículo, dando agilidade na circulação. As estruturas terão placas e painéis com informações sobre as linhas e previsão de chegada dos ônibus.

O BRT terá 17 Km de extensão e vai ligar a Estação Artur Alvim do Metrô, na Zona Leste de São Paulo, ao Terminal Parque Dom Pedro II, no centro. São esperados 234 mil passageiros por dia.

Também será construído ao mesmo tempo o corredor da Avenida Aricanduva. Serão mais 14 quilômetros de extensão entre a Radial Leste e o Terminal São Mateus. Porém, neste trecho a estrutura deverá ser com os moldes dos corredores já existentes, a exemplo da Avenida 9 de Julho e Ibirapuera. Por lá deverão circular 190 mil passageiros por dia.

Grande parte dos recursos para a construção virá do PAC da Mobilidade, do Governo Federal. Existem outros projetos de BRT como nas Avenidas dos Bandeirantes e 23 de maio, no entanto existem problemas de licenças ambientais e de justificativa de verbas para o TCM – Tribunal de Constas do Município.

SONY DSC

Imagem de Lucas Chiconi

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios