Internacional

Hamburgo, na Alemanha, quer tirar carros das ruas nos próximos 20 anos

As cidade devem ser para as pessoas ou para os carros? Em julho postamos aqui no Via Trolebus que a capital da Finlândia, que quer estar livre de carros até 2025.

Dessa vez vamos falar da cidade de Hamburgo,  a segunda maior da Alemanha. A ideia do governo hamburguês é ampliar as áreas verdes do município – desde parques e jardins comunitários até cemitérios – e, simultaneamente, construir ciclovias e passeios para pedestres que interliguem todos esses locais. Então, quando for concluído, em no máximo 20 anos, o plano Grünes Netz garantirá que os moradores da cidade não precisem tirar o carro da garagem para se locomover. Apenas se, realmente for necessário.

Hamburgo3

A ideia partiu da necessidade do município em reduzir níveis de poluição. A cidade abriga o segundo porto mais movimentado da Europa e teme o aumento do nível do mar. Com o plano em prática, a ideia é seguir adiante com obras de contenção e proteção para evitar inundações. Além da prevenção contra enchentes, a cidade criará uma infraestrutura de transporte capaz de dispensar (a longo prazo) o uso do carro, já que o modal é o principal causador de poluição aqui, na Alemanha e em qualquer lugar do mundo.

Sistema de transporte da cidade

Hamburgo possui uma excelente rede interligada de transportes. Três estações principais, dentro da região central da cidade (Estação Central, Dammtorbahnhof e Altona) oferecem os principais serviços ferroviários da Deutsche Bahn. Como em várias cidade da Europa, por la vários destinos pode ser alcançados de trem. Mais de dois milhões de pessoas usam o transporte público na região metropolitana de Hamburgo. O sistema de transporte de Hamburgo (HVV) conecta a área da cidade e seus arredores, com quase 700 ônibus e linhas de trem.

No quadro “Cidades sustentáveis” da rádio CBN, Carlos Aranha que faz parte do grupo de trabalho de Mobilidade da Rede Nossa São Paulo falou sobre a experiência e sobre o pensamento individualista que ainda assombra nossa cidade:

hamburg-sbahn01_big

bild-public-transport

hamburg-ubahn-sbahn-map_big

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus