As cidade devem ser para as pessoas ou para os carros? Em julho postamos aqui no Via Trolebus que a capital da Finlândia, que quer estar livre de carros até 2025.
Dessa vez vamos falar da cidade de Hamburgo, a segunda maior da Alemanha. A ideia do governo hamburguês é ampliar as áreas verdes do município – desde parques e jardins comunitários até cemitérios – e, simultaneamente, construir ciclovias e passeios para pedestres que interliguem todos esses locais. Então, quando for concluído, em no máximo 20 anos, o plano Grünes Netz garantirá que os moradores da cidade não precisem tirar o carro da garagem para se locomover. Apenas se, realmente for necessário.
A ideia partiu da necessidade do município em reduzir níveis de poluição. A cidade abriga o segundo porto mais movimentado da Europa e teme o aumento do nível do mar. Com o plano em prática, a ideia é seguir adiante com obras de contenção e proteção para evitar inundações. Além da prevenção contra enchentes, a cidade criará uma infraestrutura de transporte capaz de dispensar (a longo prazo) o uso do carro, já que o modal é o principal causador de poluição aqui, na Alemanha e em qualquer lugar do mundo.
Sistema de transporte da cidade
Hamburgo possui uma excelente rede interligada de transportes. Três estações principais, dentro da região central da cidade (Estação Central, Dammtorbahnhof e Altona) oferecem os principais serviços ferroviários da Deutsche Bahn. Como em várias cidade da Europa, por la vários destinos pode ser alcançados de trem. Mais de dois milhões de pessoas usam o transporte público na região metropolitana de Hamburgo. O sistema de transporte de Hamburgo (HVV) conecta a área da cidade e seus arredores, com quase 700 ônibus e linhas de trem.
No quadro “Cidades sustentáveis” da rádio CBN, Carlos Aranha que faz parte do grupo de trabalho de Mobilidade da Rede Nossa São Paulo falou sobre a experiência e sobre o pensamento individualista que ainda assombra nossa cidade: