Brasil

Portugueses serão os primeiros a desembarcar no novo terminal de Cumbica

terminal4Depois de quase 2 anos em obras, a GRU Aiport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, entregará no próximo domingo, 11, o Terminal 3.

Com capacidade para 12 milhões de pessoas por ano, o novo terminal será exclusivo para vôos internaionais. Na inauguração, apenas 3 companhias serão transferidas de imediato para lá: Lufthansa, Swiss e TAP.

Até o início da Copa, em junho, mais cinco serão deslocadas para o Terminal 3: United, Air China, Turkish, South African Airways e Singapore.

Juntas, as 8 representam 25% dos vôos internacionais do aeroporto. As tranferências serão retomadas após a Copa.

TAM e American Airlines, que possuem o maior número de vôos internacionais, serão transferidas em setembro.

Inicialmente, duas das três “ilhas” de check-in serão usadas, com até 60 balcões. Haverá totens de autoatendimento para os passageiros e acesso gratuito à internet, como já ocorre nos terminais 1 e 2.
Não haverá, por enquanto, uma das novidades do novo terminal: equipamentos que permitem ao passageiro despachar a própria bagagem, o que dispensa a necessidade de ser atendido no balcão.

Outra tecnologia que ficou para depois será o sistema eletrônico de bagagens, conjunto que distribui malas automaticamente. O dispositivo funcionará, a princípio, em modo mecânico.

Dois hotéis serão inaugurados para serem abertos no aeroporto. Um interno, que deve ser inaugurado em 2015 e será voltado para passageiros em conexão, e outro externo que ficará para 2016.

Passageiros do voo 87 da TAP, vindos de Lisboa, serão os primeiros a desembarcar no terminal 3 de Cumbica, às 5h35 do domingo que vem.

Em outubro inicia-se a reforma dos Terminais 1 e 2 que deve durar 1 ano e meio e têm como prioridade melhorar o conforto dos passageiros.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus