Mobilidade Urbana

Livro faz análise sobre Transportes Coletivos em SP entre 1999 e 2009

Nesta segunda-feira, 5 de maio, a partir das 19h no Bar Balcão (Rua Melo Alves, 150, São Paulo) haverá o lançamento do livro Condicionantes Metropolitanos para Políticas Públicas – Análise dos transportes coletivos na Região Metropolitana de São Paulo (1999-2009).

Trata-se de fruto de uma dissertação de mestrado em Políticas Públicas na FGV-SP.

Sobre a pesquisa:

A pesquisa analisa os condicionantes técnicos e políticos das políticas públicas urbanas de impacto metropolitano, especificamente no âmbito dos transportes coletivos da Região Metropolitana de São Paulo, como tema situado na interface da administração pública, da ciência política e do urbanismo.

Por meio de uma revisão dos processos de formulação de alternativas (valores e aspectos técnicos de planejamento de transporte e urbanismo) e de definição de agenda governamental (esfera política e partidária, cooperação federativa, conflito, pressão e influência) relativos aos transportes metropolitanos em São Paulo na primeira década do século XXI, procura-se compreender como a interação de atores, instituições, ideias e eventos condicionam o planejamento, a implantação e a gestão de sistemas de transporte público.

Essa abordagem objetiva contextualizar propostas de intervenção urbanística, ou seja, oferecer um panorama do quadro institucional para a análise e qualificação da Cidade Existente.

Sobre o autor:
Maurício Feijó Cruz é Arquiteto Urbanista graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou como pesquisador no Laboratório de Urbanismo da Metrópole da FAU-USP e como Especialista em Desenvolvimento Urbano na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é Consultor em Políticas de Transporte Coletivo na Logit Engenharia Consultiva.

5 de maio (segunda-feira) a partir das 19h
Bar Balcão: Rua Melo Alves, 150, São Paulo.
livro

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus