Ciclista

Para incentivar população a adotar transporte alternativo, Suécia empresta bicicleta

image

É sempre bom conhecer soluções para a mobilidade urbana, e a notícia a seguir mostra uma ação governamental que alem de incentivar a pratica do exercício, ajuda no trânsito. A cidade de Gotemburgo, na Suécia, oferece gratuitamente bicicletas a quem promete deixar o automóvel na garagem por, pelo menos, três vezes na semana.

O projeto ajuda a reduzir os gastos pessoais com transporte, seja ele individual ou coletivo: “Nós acreditamos que a bicicleta tem potencial para cumprir as necessidades de transporte da maior parte da população”, explicou Rickard Waern, gerente de projetos da Agência de Energia do Oeste da Suécia, em declaração ao site Co.Exist.

Antes que alguns questionem a ação, dizendo que São Paulo não possuí estrutura para ciclistas, a cidade sueca também enfrenta problemas na mobilidade, e também não foi planejada para os ciclistas: “Esta questão pode ser mais uma barreira mental do que real. A maioria das pessoas pode, com uma bicicleta e um pouco de planejamento, fazer compras, levar os filhos à escola, ir trabalhar e muito mais”, acrescente Waern.

Inicialmente 30 ciclistas com diferentes perfis iniciaram o projeto. O intuito é mostrar bons exemplos com pessoas com vidas e necessidades de transporte distintas para incentivar os demais.

Sobre o período de experiência dos participantes, o responsável explica que não houve uma pesquisa sobre o tempo necessário para a mudança de hábitos, mas um semestre é considerado o período mínimo para alcançar um impacto duradouro. Após os seis meses, os participantes que deixam o projeto têm a oportunidade de comprar uma bicicleta com desconto.

Com as informações de Ciclovivo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus