Monotrilho

Ministério Publico pede cancelamento de licitação da Linha 18-Bronze

O Ministério Publico de Contas quer que o governo do Estado cancele o edital da linha 18-bronze do Metrô, o Monotrilho que vai sair da estação Tamanduateí, rumo a São Bernardo do Campo. De acordo com o MP, a recomendação de cancelamento do edital feita pelo órgão à Secretária de Transportes Metropolitanos não foi seguida, então foi pedido o cancelamento.

A concorrência do monotrilho já havia sido suspensa em Abril após suspeitas de irregularidades, onde se desconfiava que o edital favoreceria a Bombardier, mesma empresa que foi escolhida para fornecer a tecnologia do monotrilho na Linha 15-Prata do Metrô, já em construção.

Posteriormente, a secretário anunciou o cancelamento alegando que o BNDES determinou que os índices de nacionalização do projeto deveriam ser de 30% a 40%, diferentemente de 40% a 60% como estava no edital, o que em tese poderia beneficiar a Bombardier.

Segundo o promotor José Mendes Neto, autor do ato que pede o cancelamento, a Secretária de Transportes Metropolitanos não obedeceu o Tribunal de Contas, já que republicou o edital com pequenas modificações.

O que diz a Secretária?

A pasta sobre comando do secretário Jurandir Fernandes diz que seguiu todas as recomendações. Já o concelheiro do TCE, Antonio Roque Citadini diz que pode aprovar sozinho o novo edital já que a peça que sofreu a alteração que foi solicitado.

image

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus