Tecnologia Trólebus

MAN pretende ampliar as vendas de chassis para trólebus

Com a entrega para operação dos 10 novos trólebus com chassis Volksbus, do modelo 17.280 piso baixo, a MAN Latin America pretende ampliar as vendas de chassis para ônibus elétricos uma vez que hoje, com novas tecnologias empregadas, o produto já é considerado umas das melhores alternativas ao uso do diesel de petróleo no transporte coletivo. As informações são do site Automotive Business.

“Nossos clientes buscam cada vez mais por soluções amigáveis ao meio ambiente. Somos pioneiros em algumas delas e agora, com os chassis para trólebus, oferecemos mais uma alternativa aos frotistas.” – comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.

IMG_3480

Fabricação

Para a fabricação dos novos veículos, o motor e a caixa de câmbio são removidos e os chassis Volksbus piso baixo são fornecidos com eixos e relação de diferencial adaptados à operação. Com o chassi, é entregue um módulo eletrônico que faz a interface com o novo sistema de tração elétrica e chicotes elétricos.

A carroceria é da Caio/Induscar. Já a Eletra é a responsável pela tração elétrica das unidades. O chassi Volksbus sai diretamente da fábrica de Resende (RJ) e vai direto para a Induscar. Após a colocação da carroceria, a unidade é enviada à Eletra para finalizar o processo. São necessários aproximadamente 180 dias para a fabricação de um novo trólebus.

“Nossa preocupação foi a de desenvolver um chassi que faça a melhor interface com os sistemas utilizados pelos fornecedores envolvidos na operação, além de disponibilizar no mercado de ônibus brasileiro um produto competitivo que atenda às necessidades deste negócio”, diz Alouche.

IMG_3770

Início das operações

Os 10 trólebus Man já estão em operações. Mas ainda é preciso alguns ajustes na suspensão do veículo, que balança muito, e ocasiona um número maior de escapes das alavancas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus