Trólebus

São Paulo ganha mais 10 novos trólebus

Imagem de Samuel Tuzi
Imagem de Samuel Tuzi

Começaram hoje a operar nas linhas da empresa Ambiental Transportes novos trólebus. Trata-se de unidades de 12,5 m, com chassi Man e carroceria Induscar/Caio. Porem estes veículos não possuem marcha autônoma. De acordo com informações em fóruns especializados, 8 das 10 unidades adquiridas iniciaram a operação nesta quinta-feira. Com isso, São Paulo completa a renovação da frota com 201 novos ônibus elétricos.

IMG_3480

Agora falta a renovação da rede elétrica. Os ramais das avenidas Mateo Bei, Rio das Pedras, Conselheiro Carrão, trechos da Celso Garcia, Penha, além da rede aérea instalada nos bairros da Vila Formosa, Tatuapé e Mooca já tiveram a fiação trocada. Os trabalhos se concentram agora na região central da cidade. A modernização faz parte do contrato em que ao Consórcio Via Aérea assinou com a prefeitura para manutenção e troca da fiação. Os novos cabos são do sistema flexível, onde é menor a incidência do escape das alavancas.

Os trólebus são veículos que não agridem o meio ambiente, tendo emissão 0 de poluentes, além de causarem menor poluição sonora. Os ônibus elétricos por trepidarem menos, duram mais tempo em relação aos veículos a diesel. Novas tecnologias, como a marcha autônoma, onde o trólebus pode percorrer alguns KM sem a conexão da rede elétrica ajudam a dar agilidade ao sistema. Das 201 unidades da capital paulista, 50 possuem esta tecnologia.

Vale lembrar que a tecnologia teve uma expansão em seus sistemas em países da Europa nos últimos 10 anos, como alternativa ao transporte limpo.
IMG_3770

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios