Ciclista

Ciclistas mantem protesto contra possível interdição da Ciclovia Rio Pinheiros

A interdição da ciclovia Rio Pinheiros para obras da Linha 17-Ouro foram suspensas, mas os ciclistas vão manter o protesto marcado. Antes estava acertada uma vigília, permanecendo na ciclovia por mais de 24h; Agora, será uma grande pedalada na Ciclovia Rio Pinheiros no domingo, com concentração a partir das 14h e início às 15h. Acesse a página do evento no Facbook.

De acordo com o site “Vá de bike”, a intenção é “lotar a ciclovia” e mostrar a força da união de dos ciclistas da cidade, sejam trabalhadores, esportistas, profissionais ou de passeio. A concentração será na entrada Vila Olímpia da Ciclovia.

A decisão de manter a manifestação é para garantir o funcionamento da via, já que em algum momento as obras do monotrilho devem começar. “É importante frisar que uma das pontas interrompidas, na altura da estação Granja Julieta, não tem acesso para que os ciclistas possam sair, sendo o ponto de entrada/saída mais próximo na estação Santo Amaro, a 3,8km de distância. Dessa forma, o trecho “morto” da ciclovia será de 8,4 km, mais de um terço da extensão total da via” diz o site.

Os ciclistas consideram a obra da Linha 17-Ouro importante, “embora se possa questionar o formato da solução”. Mas exigem uma alternativa aos cidadãos que dependem dessa via para se deslocar, treinar ou mesmo passear. As vias da região são reconhecidamente agressivas à circulação de bicicletas.

ciclovia

Alternativas

Entre as soluções apresentadas pelo ciclistas estão, a sinalização de um trajeto alternativo pelas vias da região, em forma de ciclofaixas. Para isso, seria necessária a participação da Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e da CET.

Outra opção seria a criação de uma estrutura leve, temporária e móvel que ficasse sobre a água nos trechos interditados, podendo ser reposicionada conforme as obras avançam. Dessa forma, não precisaria ser muito longa.

Também chegou a ser sugerida a utilização da margem oposta, onde há uma pista de terra, mas para isso teria de ser criada uma estrutura para transpor o rio sem que a passagem de balsas seja interrompida.

Com as informações de Vá de Bike

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus