SPTrans

Prefeitura de São Paulo vai proibir táxis nas faixas exclusivas de ônibus

taxi-cbn-spAgora é definitivo! A prefeitura de São Paulo vai proibir a circulação dos táxis nos corredores de ônibus. A Secretaria de Transportes só espera o resultado de um estudo para anunciar a medida. A administração municipal argumenta que os táxis atrapalham a circulação dos ônibus. O Ministério Público partilha da mesma opinião, tanto que solicitou informações para a Secretaria de Transportes.A informação foi antecipada pelo jornal “Bom dia Brasil“, da TV Globo.

A decisão não deve ser bem vista aos taxistas, que recentemente promoveram protestos, justamente para reivindicar a utilização dos táxis nas faixas exclusivas dos ônibus.

Em termos de espaço físico, realmente os táxis acabam desfavorecendo os ônibus, estes que transportam mais pessoas por metro quadrado. Por exemplo: 3 táxis enfileirados transportando cada um 4 pessoas, somando 16 passageiros, contra um coletivo que ocupa o mesmo espaço na via, e pode carregar 40 pessoas sentadas (em um cenário otimista, difícil de se imaginar em São Paulo).

Além do mais, andar de táxi não é muito barato: hoje o preço da bandeirada aqui na cidade de São Paulo está R$ 4,10, sendo que depois das 20 horas, o valor fica 30% mais caro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus