Medida usada na Indonésia
CPTM Metrô SP SPTrans

Aprovado projeto que destina carro (vagão) exclusivo para mulheres. Governo de SP diz ser “inviável”

Projeto de criação de um carro (vagão) exclusivo para mulheres nos trens do Metrô e da CPTM de autoria do vereador Alfredinho do PT é um tanto quanto polêmico. O tal projeto foi provado pela Câmara Municipal, e quer evitar abusos no transporte. Segundo ele, seria obrigatório destinar faixa cor de rosa “nos ônibus e vagões específicos nos trens e metrô “com dizeres ‘espaço exclusivo para mulheres’ em percentual não inferior a 50% da frota, para identificar o veículo, indicando ser espaço reservado a mulheres em horário determinado”.

Mas a Secretária de Transportes Metropolitanos diz ser “operacionalmente inviável” a medida. Em nota divulgada nesta quarta-feira (2), a pasta afirma que a medida, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal da capital na terça (1º), “infringe o direito de igualdade entre gêneros à mobilidade livre. Diariamente, o sistema metroferroviário transporta 7,2 milhões de passageiros”, e que 58% deles são mulheres, “fazendo com que a adoção de vagões femininos seja operacionalmente inviável”.

Caso vire lei, o projeto prevê ainda uma quota exclusiva para mulheres em ônibus e em carros do Metrô durante o horário de pico (das 6h às 10h e das 16h às 20h), de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O projeto ainda vai para uma 2ª votação, sem data prevista.

Medida usada na Indonésia
Medida usada na Indonésia

CPTM já teve espaços para as mulheres

Em 1995, a companhia implantou, durante três meses, na Linha 10, um projeto piloto denominado Carros Preferenciais para Mulheres, Idosos, Crianças e Deficientes Físicos.

Mas, segundo a CPTM, os próprios usuários, inclusive mulheres, não aderiram à iniciativa, entendendo que se tratava de um retrocesso e que a mesma era discriminatória. Ainda naquela oportunidade, casais de namorados, maridos e esposas, mães e filhos viajando juntos, não aceitaram circular separadamente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus