Monotrilho

Alckmin apresenta primeiro trem do Monotrilho

1382111_634755416568135_76604074_nNesta quarta-feira (30) o primeiro trem do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô foi apresentado pelo governador Geraldo Alckmin. A composição está no pátio Oratório, ainda em obras:

“Esse é o primeiro monotrilho brasileiro, o primeiro fabricado no Brasil e o maior monotrilho do mundo”, disse Alckmin, durante a vistoria ao trem. O monotrilho poderá transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido (capacidade projetada). Essa capacidade será alcançada graças ao sistema automático de controle de tráfego, que permite um intervalo de circulação entre trens de até 75 segundos, o CBTC.

Interior do trem do monotrilho não tem divisões entre os vagões (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Interior do trem do monotrilho não tem divisões entre os carros (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

“Ele tem capacidade para mil passageiros e equivale a 15 ônibus, ou seja, vamos tirar 15 ônibus das ruas”, detalhou o governador. Cada trem é formado por sete carros (vagões), com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem.

Mesmo parecendo pouco provável, o governo confirma a entrega do ramal para Janeiro do ano que vem, composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, que abriga o estacionamento e a oficina de manutenção.

Frente do trem do monotrilho (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Frente do trem do monotrilho (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

.

“Nós teremos, daqui a 90 dias, inaugurada as duas primeiras estações e também a maior oficina do Brasil, com 12 mil m². Agora, em novembro, ele já opera aqui na oficina experimentalmente”, afirmou o governador.

_d57106

Quando completa, a Linha 15-Prata vai operar com 54 trens, de Ipiranga à Cidade Tiradentes. No primeiro trecho, que ligará Vila Prudente a Oratório, serão utilizadas quatro composições. Os trens estão sendo fabricados pela Bombardier, na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus