Na hora de pagar a passagem de ônibus quem nunca se atrapalhou em pegar o cartão? Para maior praticidade, uma empresa que presta serviço de recarga de cartões, inclusive em São Paulo criou um relógio contendo um chip igual ao usado nos cartões e bilhetes de transporte coletivo.
As primeiras cidades a receberem a funcionalidade serão Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo, e Recife, Pernambuco. O relógio Watch2pay possui dentro um chip que armazena os créditos das passagens, sendo lido pelos validadores das catracas.
Assim que o usuário aproximar o pulso do validador, o equipamento lê a cobrança e libera o acesso. O relógio é distribuído na América Latina pela empresa de tecnologia Yellowgreen e a primeira parceria é com a Rede Ponto Certo. O equipamento foi desenvolvido pela empresa austríaca Laks, especializada em fabricar relógios inteligentes.
Segundo a Rede Ponto Certo, “países, como Turquia, Inglaterra, Rússia e Polônia já adotaram o watch2pay como meio de pagamento. Nestes países, o relógio utiliza chips Mastercard PayPass, integrado com a função transporte”.
Outras cidades terão o benefício, incluindo São Paulo.
Pagamento via Celular
Recentemente o Secretário Municipal de Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, disse que existem projetos para o pagamento da tarifa via celular. O projeto ainda é embrionário na cidade, entretanto outros municípios no exterior já possuem a funcionalidade. De acordo com Tatto, para tirar do papel as empresas de celular deveria adptar os aparelhos a receber este chipe que lê as passagens.