São Paulo quer investir em transporte hidroviário, e o governo do Estado deve construir uma eclusa – sistema de diques que permite a navegação de embarcações em diferentes níveis de água – na barragem da Penha, zona leste de São Paulo. A obra permitirá que mais 14 km do rio Tietê sejam navegáveis. A construção ligará Santana de Parnaíba, Grande São Paulo, e São Miguel Paulista, zona leste.
A eclusa deverá ser entregue no final do ano e as embarcações ajudarão no desassoreamento do rio. O investimento é de R$ 100 milhões, valor comparável ao custo anual do transporte do lixo por caminhões. Além disso, 90 mil carretos deixariam de fazer a viagem, diminuindo o trânsito.
De acordo com o governo, será possível navegar por 58 quilomêtros do rio Tietê. O objetivo é criar o Hidroanel Metropolitano, que pretende criar 186 km de hidrovias em torno da Grande São Paulo.
O governo decidiu fazer o desassoreamento do rio por hidrovias após estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Já o uso do hidroanel para transportar resíduos sólidos será discutido apenas em 2023, quando expiram os contratos de coleta de lixo. Atualmente, a cidade produz 18 toneladas de lixo por dia.
Também esta previsto uma segunda etapa da obra, que levaria as embarcações para o Rio Pinheiros, onde os resíduos seriam destinados para a triagem e reciclagem.
Por Renato Lobo, com as informações de “Estado de São Paulo”